Belregard Segunda Edição – O que Esperar?

Deus está morto. A Sombra Viva, inimiga do Criador e de toda criação, venceu a guerra divina e agora exerce sua influência livremente. Guerra, fome, doenças e miséria são as únicas certezas.

Bem vindos a Belregard, Segunda Edição.

Belregard é a obra profana de Jefferson Neves e Rafão Araújo, veteranos consagrados na cena do RPG nacional e membros do Lampião Game Studio. Sete anos após o sucesso de financiamento da primeira edição, Belregard volta com novidades, mas sem perder sua pegada sombria e nefasta.

Mas, afinal, o que é Belregard?

Belregard é um mundo de fantasia sombria, um espelho trincado e sujo que reflete uma imagem distorcida do passado do nosso mundo real. Nesse mundo havia um antigo e poderoso império, Virka, que agora jaz pulverizado em pequenas castelanias isoladas, lutando pelo poder umas contra as outras. 

Em meio a tantas guerras intermitentes, para o cidadão comum o único alento vem do Tribunal do Supremo Ofício. Esse é o nome da igreja que rege e julga os assuntos pertinentes à religião oficial conhecida como o “Criadorismo”.

No mundo de Belregard a eterna guerra entre o Bem e o Mal já acabou. O Mal, a Sombra Viva, o inimigo do Criador saiu vitorioso, matando seu rival divino. Mesmo assim, diariamente as pessoas rezam e agem em nome do Criador.

Do Principado de Rastov até a castelania de Belghor a crença no Criador é motivo de conforto mas também de conflitos, pois ocasionalmente pode surgir um Arauto. Estes são indivíduos que passaram pelas provações das 3 marcas (corpo, alma, ego) e agora possuem habilidades que desafiam a ordem social.

O que mudou no cenário?

Jefferson e Rafão vão nos apresentar uma Belregard alguns anos no futuro da primeira edição. Muitos dos ganchos de história que apareceram no primeiro livro ganharão vida na forma de conflitos que estarão acontecendo no momento da segunda edição. Vocês podem conferir uma prévia disso no fastplay que mostra alguns dos efeitos da guerra civil de Rostov.

Sendo assim, o que esperar desse avanço temporal? Mais tragédias, morte, guerra e desgraças, afinal, é Belregard.

Sistema, ou, Como a Desgraça Acontece

A primeira edição de Belregard fazia uso do sistema Crônicas do premiado autor Pedro Borges. No entanto, com o tempo os autores decidiram criar um sistema feito na medida para melhor transmitir o clima e a experiência da proposta de Belregard.

Surge então Cave Cane, mantendo elementos que os jogadores da primeira edição vão reconhecer, como as pilhas de dados, mas com menos complicações, sendo mais fácil de aprender e começar a jogar.

Outro diferencial do Cave Cane é que a Corrupção, mecânica central para a experiência “Belregardiana” é agora algo mais presente em todas as partidas. Quem estiver narrando a história agora será responsável também por oferecer “tentações” aos jogadores. Ou seja, em troca de se deixar corromper aos poucos os personagens podem ganhar bônus ou outros benefícios. Afinal, é isso que a Sombra Viva faz, instigar e tentar com promessas atraentes até que os incautos sejam completamente corrompidos.

Mais alguma mudança?

Enquanto a primeira edição trazia um narrador não confiável nos trechos descritivos do cenário, na figura de personagens habitantes das castelanias, a segunda edição será menos ambígua em suas descrições. Não é porque nós leitores do livro sabemos que o Criador está morto que, necessariamente, seus personagens saberão.

Nas palavras dos autores:

“O primeiro livro foi escrito num ponto de vista de personagens de dentro do cenário. Por mais que isso tenha sido ótimo para trazer o clima do material, também criou muita dúvida sobre alguns elementos importantes do jogo. Na nova edição, vamos manter a ideia de um jogo de temática sinistra e sombria, mas com um texto um pouco mais direto.“

Ficou com vontade de jogar?

Confira aqui o Fastplay Gratuito ou adquira também a primeira edição de Belregard em PDF na nossa loja para já ir se preparando contra a Sombra.

Até breve, se a Sombra não nos corromper antes.

  • Equipe New Order
O Hoplita da New Order

O Hoplita da New Order

Dos campos de batalha após uma vitória consecutiva nos dados chego para trazer novidades, oportunidades e informações para você quer quer saber mais dos produtos da NO e de nossos parceiros. Que a honra e a glória te acompanhe em seus jogos.

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jhonatan
Jhonatan
1 mês atrás

Sempre é bom haver mudanças, mas fico triste com a decisão de abandonar Cronicas RPG