[Cenotáfio de Saladino] Pequenos Terrores!

Pesquisar

Pesadelos cinematográficos para Guardiões do Limbo

Filmes de terror possuem uma variedade imensa de ameaças e terrores, que variam de psicopatas com máscaras a monstros gigantescos, passando por fantasmas, zumbis, mutantes, alienígenas, assombrações e todo tipo de coisa ruim. Até mesmo brinquedos. Pode parecer estranho, mas brinquedos figuram em muitas histórias de terror, por vezes sendo os heróis (como no clássico balé O Quebra-Nozes) ou vilões, em diversos filmes de terror e suspense. Brinquedos vivos, ou que ganham vida quando ninguém está vendo, é um tema quase ancestral, que está em narrações de diversas formas, em lendas, contos, músicas, teatro e até em filmes. E olha que vai muito além do foi visto na incrível série de filmes Toy Story (mas nem sempre os brinquedos são tão legais quando Woody ou Buzz). Em algumas produções, no cair da noite, pequenas figuras se esgueiram e correm pelos cantos de cômodos escuros, armados de armas diminutas e letais, espalhando a morte e o medo. Muitos desses filmes serviram de inspiração para Guardiões do Limbo, tanto na criação de Guardiões benéficos como das entidades maléficas que desejam espalhar o caos. Então, vamos dar uma olhada em alguns dos brinquedos mais assustadores do cinema. (e outros que nem dão tanto medo assim…)

Poltergeist: O Fenômeno

(Poltergeist, 1982, direção: Tobe Hooper)
Uma família se muda para uma casa onde começam a ocorrer estranhos fenômenos sobrenaturais. Um dos grandes clássicos do terror (onde, ironicamente, ninguém morre) e que se tornou uma referência na Cultura Pop. O filme não é exatamente focado em brinquedos assassinos, mas a cena com o palhaço de brinquedo causou pesadelos para todo uma geração!

Bonecas Macabras

(Dolls, 1986, direção: Stuart Gordon)
Durante uma tempestade, uma família composta acaba encontrando uma mansão antiga, onde os idosos donos do local são brinquedeiros e tem uma coleção de bonecas mágicas , que escondem um segredo terrível. Tem até um urso de pelúcia que não fica tão fofo assim… Uma produção meio bizarra do diretor Stuart Gordon, famoso pro suas adaptações incríveis de contos de H. P. Lovecraft, que mantém o clima estranho e sombrio e sobrenatural, dando a clara impressão que tem algo muito errado no casal de velhinhos que fazem bonecas.

Brinquedo Assassino

(Child’s Play, 1988, direção Tom Holland)
O filme que todo mundo lembra quando se fala de… bom… Brinquedo Assassino. Um garoto ganha de presente um boneco que acaba descobrindo que está possuído pela alma maligna de um assassino serial. O maior e melhor (ou pior) exemplo de boneco assassino, Chucky, estrelou em sete filmes, um reboot e uma série para televisão com três temporadas. Não há brinquedo maior no terror! Veja os filmes! Assista a série! Mas pode pular o reboot.

Boneca Assassina

(Dolly Dearest, 1991, direção Marie Lease)
Tentando entrar na onda do sucesso de Chucky, esta produção copia deslavadamente Brinquedo Assassino, mas com uma boneca. O brinquedo desta vez é possuído por um demônio maligno criança chamado Sanzia, que estava por ali, no local da fábrica. Também tenta possuir sua dona (a filha do dono da fábrica) e tem mais umas semelhanças que nem é bom a gente mencionar…

Annabelle

(2014, direção John R. Leonetti)
O filme de terror de megassucesso que foi levemente baseado em fatos reais e trouxe para as telas de cinema a assustadora boneca Annabelle. O fatos reais em questão é que existe de verdade uma boneca Annabelle e que ela seria mesmo assombrada e coisas estranhas acontecem ao redor dela. O filme diverge em alguns pontos da história real, mas ainda assim é ótimo e assustador e teve duas continuações.

Robert

(2015, direção Andrew Jones)
Outro filme baseado em histórias reais, do boneco Robert, que seria possuído por forças sobrenaturais. Uma família começa a passar por acontecimentos estranhos depois que seu filho adquire um boneco antigo. O detalhe é que o boneco verdadeiro, Robert, consegue ser mais assustador que o do filme.

Benny Loves You

(2019, direção Karl Holt)
Tentando arrumar sua vida e dar a ela um novo caminho, Jack joga fora suas coisas da infância, incluindo seu amado urso (?) de pelúcia Benny. Isso não foi legal, mas Benny volta pra mostrar os erros de Jack… ou tentar ajudar… afinal, Benny ama você! Uma comédia de terror imperdível, que abraça o absurdo e o nonsense, e que tira de leite de pedra com o baixo orçamento.

Bônus: A série de filmes Mestre dos Brinquedos

Impossível falar desse tema sem falar de O Mestre dos Brinquedos (Puppet Master, 1989, também conhecido aqui como Brinquedos da Morte), filme de baixo orçamento, que começou usando outro roteiro e colocou bonecos vivos depois, mas acabou tendo uma legião de fãs. Uma produção de Charles Band, um fissurado por bonecos e coisas pequenas que matam, que acabou criando uma franquia com mais 14 filmes! Não são exatamente bons, mas alguns deles tem ótimas ideias para se usar bonecos vivos (ou coisas similares). Mas toda a mitologia de Mestre dos Brinquedos (que por vezes se contradiz de um filme para outro) é bem interessante, mesmo precisando de alguns ajustes. [Grupo oficial de Guardiões do Limbo] Para novidades e discussões sobre a linha. [Grupo Oficial da New Order] Receba avisos em primeira mão sobre lançamentos. [Financiamento – Guardiões do Limbo] Participe do Financiamento no Catarse! [Jogo Rapido] Baixe agora mesmo, gratuitamente o Fastplay! – Rogerio Saladino,
colecionador de bonequinhos e Pop Funko
Inscrever-se
Notificar de
guest

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários