[Review] – Ancestralidades e Classes – Starfinder 2E

Pesquisar

Starfinder RPG foi finalmente anunciado como o próximo projeto a ser financiado pela New Order! Digo mais, caçadores de estrelas, o financiamento está próximo, será dia 05/12/2025, nesta próxima sexta-feira! Starfinder foi aguardado com muita expectativa pela comunidade brasileira de RPG, devido a proposta sci-fi e Opera Espacial, e, é claro, devido a proposta de renovação de sistema, onde sua base é a mesma do novo Pathfinder – ambos com a licença ORC!

Mas o que vem no novo livro, o que devemos esperar? Bem, estamos só começando com esse texto que será como uma grande série sobre Starfinder 2, primeiro, com spoilers do primeiro capítulo, onde abordaremos três pontos: Ancestralidades, Classes e Religião do capítulo 1 do livro! No final do texto você encontrará o link para o Avise-me do Catarse, para não perder absolutamente nenhuma informação deste FC que promete!

Ancestralidades em Starfinder, inovação e nostalgia!

Para quem não conhece, Starfinder é um jogo de intepretação (RPG) de fantasia científica em que você e um grupo de amigos se reúnem para encenar uma história sobre aventureiros ousados explorando uma galáxia repleta de magia impossível, tecnologia incrível e culturas alienígenas fantásticas. Abaixo, veremos um pouco sobre cada uma das possíveis ancestralidades alienígenas que podemos jogar:

  • Androide: seres sintéticos construídos com formas e origens variadas;
  • Barathu: criaturas nativas de um gigante gasoso, são similares a águas-vivas que conseguem reescrever seu próprio código genético à vontade;
  • Humano: uma espécie bastante adaptável e versátil que pode ser encontrada em quase qualquer mundo;
  • Kasatha: Com seus quatro braços, Kasathas são de um mundo moribundo, eles valorizam o equilíbrio cósmico e a tradição;
  • Lashunta: encantadores telepatas de Castrovel, conhecidos por seu dimorfismo único;
  • Pahtra: competitivos e graciosos, valorizam a competição, a música e sua própria liberdade;
  • Shirren: telepatas em busca de significado e paz depois de se libertarem da mente coletiva do Enxame;
  • Apressamandras: ajudantes naturalmente impulsivos que estão ansiosos para fazer o máximo que seus seis braços conseguem aguentar;
  • Vesk: orgulhosos conquistadores reptilianos donos de um grande desejo de provar sua força com honra, e;
  • Ysoki: flexíveis tanto na mente quanto no corpo, usando suas habilidades em prol das suas comunidades e famílias.

Também aparecem como Heranças Versáteis – que podem ser escolhidas por qualquer ancestralidade – os Borai e os Prismeni. Os Borai são cadáveres renimados por suas próprias almas, sendo vivos e mortos-vivos. Já os Prismeni são influenciados e controlam a energia do plano hiperespacial conhecido como Deriva!

As seis classes na segunda edição

Seis são as classes apresentadas na 2E, lembrando o modelo do próprio Pathfinder Remaster de apresentar, no primeiro momento, consistência de sistemas e um conjunto mais enxuto – embora diversificado – de classes. Você encontrará Emissários para liderar suas equipes usando diretrizes inspiradoras e habilidades sociais astutas, Místicos que nutrem um vínculo espiritual entre seus aliados utilizando uma força fundamental do cosmos.

Por outro lado, você encontrará Operativo que são especialistas em armas de fogo que atacam com precisão tática, Solarianos que são campeões do cosmos que dominam armas e poderes sintonizados com a gravidade e a luz, e os Soldados que são mestres em armas pesadas que defendem seus aliados com uma muralha de poder de fogo. As três últimas são classes de atributo-chave físicas, Destreza, Força e Constituição, respectivamente.

*Estamos em um diálogo com a comunidade para o termo mais adequado para Witchwarper, quer participar do debate? Junte-se a nós na comunidade do whatsapp (link no final do texto). Até agora, Axiômata tem vencido como querido do povo!

As religiões de Starfinder são diferentes de Pathfinder?

Em Starfinder tecnologia e conhecimento científico são partes inquestionáveis dessa realidade. No entanto, essas questões não responder a todas sa questões do universo. Ainda, muitas pessoas recorrem a fé como forma de responder as perguntas do Cosmos, como os Místicos. Algumas adoram alguma divindade ancestral, enquanto outras seguem os ensinamentos de um panteão, encontram propósito em uma crença não divina como a Fé Verde ou praticam uma filosofia, como o Ciclo. Assim como os Místicos, os Solarianos também se fortalecem, quanto mais compreendem do ciclo cósmico, mais poderosos podem ficar.

No livro encontraremos diversas, como Abadar (Mestre do Primeiro Cofre), Besmara (Rainha Pirata), Damoritosh (O Conquistador), O Devorador, Eloritu (A Verdade Oculta) e muitos outros! Podemos observar diversas referências a divindades que existem em Pathfinder, e até mesmo citações diretas, como o próprio Abadar ou Pharasma (Senhora das Tumbas), Urgathoa (A Princesa Pálida). Existem uniões, como é o caso de Zon-Shelyn, a união entre Shelyn e Zon-Kuthon.

Por hoje é só pessoal, vamos ao que interessa que são os links abaixo! Estou ansioso para pegar pontos específicos e trazer para vocês. Digam nos comentários, o que querem que eu destrinche primeiro? Abraços!

Avise-me do Catarse!

Link do grupo do Whatsapp!

Escrito por Paulo Henrique Tarasinschi

Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários