[Review] Primeiro Contato – Star Trek Aventuras

Pesquisar

Vida longa e próspera! Para quem conhece Star Trek, dia 05 de Abril é considerado o dia do Primeiro Contato, e não será diferente com a New Order! Neste dia especial para os amantes da eterna franquia, convidamos curiosos, entusiastas e conhecedores para jogar Star Trek RPG conosco. Neste texto, busco levantar motivos suficientes para convencê-los a conhecer mais sobre o jogo.

Este texto não abordará apenas o sistema 2d20, mas também suas conexões com o próprio jogo. Dessa forma, pense em como uma experiência com a história pode ser favorecida por um sistema de regras que permite que suas escolhas e ações tornem-se possíveis sem sentir que “quebramos” o mundo. Por fim, me contem ao final do texto, nos comentários, se decidiram baixar ou não, o jogo rápido.

Star Trek é bom?

A verdade é que qualquer fã de Star Trek (eu confesso que apenas conheço, mas não assisti tudo) diria que o universo de Jornada das Estrelas é incomparável por diversos motivos. Existem fãs de sci-fi que acreditam que a perspectiva soft sci-fi de Star Trek torna o universo mais convidativo para novos públicos. Afinal, não é sobre “provar” que aquela tecnologia funcionaria no mundo real, mas sobre os dilemas reais que se aplicam na ficção e realidade, que mais cativam a comunidade de Star Trek. Mas vamos ao que interessa.

7 motivos para querer conhecer – e jogar

  • Personagens memoráveis na cultura pop: Vida longa e próspera é apenas uma das frases de Spock, que muitas vezes apresenta diversos pontos “lógicos” de discussão. James T. Kirk, Picard, Data, Khan, os Borgs e muitos outros.
  • Viagens no tempo e interdimensionais: Se tem algo que inconscientemente prende os expectadores são as viagens no tempo, e o motivo na verdade não é tão incomum; ele nos faz questionar como modificar nossas próprias escolhas e quais consequências aconteceriam. Viagens interdimensionais também são especiais, principalmente quando encontramos versões de nós mesmos.
  • Debates morais e filosóficos: O universo é a fronteira final da existência, e na vastidão do tempo, é possível encontrar inúmeros dilemais filosóficos e morais. Como a reflexão de Picard “Alguém me disse uma vez que o tempo era um predador que nos perseguia por toda a vida. Mas eu prefiro acreditar que o tempo é um companheiro que nos acompanha na jornada” e Data Devemos nos esforçar para ser mais do que somos. Não importa que nunca alcancemos nosso objetivo final. O esforço rende suas próprias recompensas.
  • Um futuro promissor para a humanidade: Paradoxalmente verdadeiro. Sempre que imaginamos a vida alienígena, pensamos em uma guerra iminente (e guerras acontecem em Star Trek), mas viajar pelo espaço, fazer alianças e cooperar, é esperançoso.
  • Superação: Star Trek nem sempre segue a linha da trilha do herói e isso é um alívio. Muitas vezes vamos compreender que heróis caem, falham, cometem erros que podem, inclusive, comprometer uma civilização inteira e até mesmo o futuro. No entanto, é sobre fazer o que temos de melhor, trabalhar para cooperar.
  • Uma infinidade de recursos e mundos: Assim como a série nos ensina ao longo de inúmeros episódios, o RPG de Star Trek representa muito bem o infinito do universo de Jornada nas Estrelas
  • Tudo o que você precisa sobre a história em um livro: Star Trek Aventuras une diferentes gerações de Jornada nas Estrelas e diferentes possibilidades das espécies estarem ou não, fazendo parte da Frota Estelar.

O livro: Star Trek Aventuras

Imagino que durante a leitura do texto você consiga parar e imaginar diferentes campanhas e aventuras em Star Trek, não é? Pois bem, vamos a mais detalhes sobre o livro em si. Sendo assim, você pode jogar Star Trek em diversos “modos” de jogo diferentes: Você pode vivenciar mais os dilemas morais e as relações políticas; pode levar a fundo a exploração espacial com conceitos científicos; pode guerrear no espaço e entre as estrelas. Tudo o que você precisa está no Livro Básico.

O jogo pode ser compreendido em três diferentes fases, a Enterprise (início da exploração espacial, no século XXII), a Clássica – por volta do século XXIII -, e a Nova Geração, que abre o século XXIV. Cada uma das fases possibilita diferentes espécies, que representa o contato feito pela humanidade, ou não. Além disso, há fotos dos quadrantes, especificando onde, exatamente, fica cada sistema conhecido pela Frota Estelar. Aqui são apresentadas todas as regras necessárias para que o jogo se desenvolva. Por fim, imagine que os humanos precisam ser corajosos para viver na exploração espacial, e nada como a regra de Ímpeto para representar a coragem e audácia dos jogadores!

Jogo-Rápido e a aventura “Sinais”

Se até o presente momento ainda não foi convencido sobre seu “primeiro contato” com Star Trek, lhe ofereço mais um grande motivo. É possível experenciar este universo com o jogo-rápido, disponibilizado gratuitamente em nosso site, deixarei o link ao final do post. No jogo-rápido você encontra todas as regras necessárias para vivenciar uma aventura no universo de Jornada nas Estrelas.

Além das regras básicas, no jogo-rápido de 31 páginas, você encontra a explicação dos atributos da ficha, das rolagens de dado, dos conflitos, das mecânicas como Ímpeto, Ameaça e Determinação. Há também uma aventura pronta, que conta sobre uma nave auxiliar que está desaparecida em uma nebulosa, que recebeu um misterioso sinal alienígena. No fim, você encontrará seis personagens prontos para jogar!

Confira nos links

Por hoje é só, Nação RPGISTA! Deixo os prometidos links e um abraço para vocês! Vida longa e próspera.

[Grupo oficial de Star Trek Aventuras] Para novidades e discussões sobre a linha
[Grupo oficial da New Order] Receba avisos em primeira mão
[Livro – Star Trek Aventuras] Clique e confira mais sobre o livro básico
[Jogo-Rápido] Baixe agora mesmo, gratuitamente

Escrito por: Paulo Henrique Tarasinschi

Inscrever-se
Notificar de
guest

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários